SÃO JOÃO DE OUTRORA
Data: 24 de Junho na Praça do Vicente Arruda.
AÍ QUE SAUDADES QUE EU SINTO, DAS NOITES DE SÃO JOÃO, DAS NOITES TÃO BRASILEIRAS NA FOGUEIRA , SOB O LUAR DO SERTÃO.
É com essa pequena estrofe que início essa homenagem à todos que fizeram parte , direta e indiretamente, das quadrilhas junina de nossa comunidade:
ARRAIÁ DO VICENTÃO
ARRAIÁ DO VICENTINHO
ARRAIÁ DO ARRUDÃO (...)
Ambas fortalecidas no movimento cultural de Caucaia, através do apoio de vossas senhorias;
•ANTÔNIO CARLOS BATISTA CAULA
• MARTA CAULA
• TERESINHA MUNIS
• BOSCO
• SAUDOSO CARLINHOS CABOBA
• SAUDOSA MARIETE
• DONA MAZÉ
• ANA LUIZA
• JOANIZE (BIBI)
De todos os quadrilheiros que por aqui passaram e olha que não foram poucos sem esquecer de toda nossa comunidade e adjacências.
Acorda meu São João acorda,
Acorda para ver seu dia , dia de festa, fogueira acessa , quentão na mesa e muita alegria.
Era assim que vivíamos intensamente o nosso período junino , nos movimentando com gincanas , barracas , passeios , bingos, entre outras atividades.
Era um São João de outrora daqueles que a simplicidade enchia os olhos e alegrava os corações, AÍ, AÍ, Como era bom quando saíamos para os festivais de caminhão, até mesmo no forno do caminhão baú, kkkk.
Éramos felizes com aquele São João , com aquele sanfoneiro que tocava e animava a festa , com o som da zabumba e do triângulo que nos fazia mexer as pernas , hoje a gente não ver mais fogueira acessa no terreiro e nem os quadrilheiros que dançavam e amavam a festa.
Aqueles que se doavam com amor , com garra e com determinação, e na maioria das vezes rolava aquela desavença por causa de opiniões contrárias e logo depois já estávamos abraçados e festejando.
E quando era dia de ensaio, era pura emoção e derepente chovia na hora da dança, aí que pegava fogo no coração, aquele cheiro de terra molhada que nos remetia ao passado.
Hoje somos lembranças e saudades, mas tristezas não. Afinal, na imensidão desse meu Ceará, quem nunca ouviu falar no :
ARRAIÁ DO VICENTÃO
ARRAIÁ DO VICENTINHO
ARRAIÁ DO ARRUDÃO,
dentre outras por aí e por aculá, sem esquecer da nossa caçulinha , QUADRILHA JUNINA INFANTIL FILHOS DA TERRA, na qual o senhor CAULA,, SERGINHO e ALEXANDRE , fundaram em 2007 e brilharam até 2012.
Eita São João dos meus sonhos, eita saudoso sertão. A lágrima escorre no canto do olho , nos dar um aperto no coração, sentimos saudades de nossos amigos quadrilheiros que perpetuam no São João.
Muitos ainda estão na ativa , outros participação, muitos nas arquibancadas e outros ao lado de São João. Que se fortaleça a cultura e juntos de mãos dadas façamos a nossa devoção aos três Santos junino, ANTÔNIO, PEDRO E JOÃO, para que um dia possamos nos encontrar em um novo ARRAIÁ.