31 de agosto de 2011

Deu no Diário do Nordeste: Caucaia atrai grandes redes do setor lojista


Clique para Ampliar
O Centro do Município de Caucaia, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, possui, agora, as principais lojas populares encontradas no centro de Fortaleza e shoppings da Capital fotos
ALEX COSTA
Clique para Ampliar
Além da variedade de lojas, a redução de tempo e distância trouxe mais qualidade de vida à população local

O Complexo Portuário do Pecém está provocando um "boom comercial" com novas lojas em Caucaia
Caucaia. Desde o início das operações do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, cidades adjacentes vem experimentando um ciclo de desenvolvimento. Em Caucaia, nos últimos três anos, o comércio é um dos setores mais beneficiados com este momento de expansão econômica. Cerca de 180 novas lojas instalaram-se no Centro da sede deste Município. Oferecer infraestrutura compatível ao "boom comercial" é um dos desafios à gestão pública.

"Caucaia crescerá até sem querer. Com o Complexo Siderúrgico do Pecém não dá mais para frear o progresso e o comércio segue essa tendência de crescimento", acredita o presidente do Clube de Diretores Lojistas de Caucaia (CDL), Francisco Antônio Pontes Guerra.

Além das lojas do Centro, a população ganhará mais uma opção de compras para o consumo de fim de ano. O primeiro shopping center do Município deve ser inaugurado ainda este ano. Localizado em frente à praça principal da cidade, o empreendimento terá 78 lojas, sendo quatro âncoras e quatro de médio porte, três salas de cinema e praça de alimentação.

As principais lojas encontradas no Centro de Fortaleza e nos principais shoppings da Capital já concentram-se também no Centro de Caucaia, entre as quais Insinuante, Esplanada, Casa Pio, Ótica Boris, Rabelo, Lojas Maia, Ban Ban Calçados, Macavi e outras.

Infraestrutura
Porém, apesar da chegada dessas lojas, a infraestrutura das ruas do Centro continua precária. Nas calçadas, os transeuntes dividem espaço com bancas de ambulantes e buracos. Sem espaço, consumidores também disputam o asfalto com carros, motos, ônibus e bicicletas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Caucaia, Antônio Viera de Moura, assegura que existem projetos de melhoria para o Centro. "Ainda este ano, os ambulantes das calçadas serão transferidos para o Mercado Central, também situado no Centro. Serão 500 boxes e, durante a ampliação, deslocaremos, provisoriamente, os camelôs para o terreno da antiga fábrica Caisa".

Outra iniciativa, segundo o secretário, com o objetivo de alavancar o comércio do Município é a Cidade do Atacado. O empreendimento de R$ 200 milhões, construído no entroncamento das BRs 020 e 222, contará com 16 galpões e deve gerar três mil empregos diretos. Até o fim do próximo ano, começam a funcionar a administração e lojas de atacadistas de cereais. Moradora de Caucaia há 18 anos, Maria Aparecida Santos, diz-se satisfeita com o crescimento comercial da cidade. "Não preciso mais me deslocar até o North Shopping para fazer compras, economizo tempo que posso usar em outras atividades", analisa.

Além de facilitar a vida da população, a chegada das grandes lojas estimula a competitividade nos pequenos comerciantes, que consideram benéfica a concorrência. "A tendência é tornar a concorrência uma aliada. Nós estamos investindo em capacitação, profissionalização da nossa equipe de trabalho", afirma o comerciante Márcio Rocha, proprietário da Óptica Viu. A Prefeitura criou, há dois anos, o Balcão do Empreendedor, para dar suporte aos pequenos e médios comerciantes. "Fizemos parcerias com o Sebrae, o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica. Assim, incentivamos a abertura de novos negócios, ajudamos no gerenciamento e na capacitação dos empregados", explica o secretário do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Ambrósio Ferreira Lima.

Conforme ele, para se ter uma ideia da dimensão do crescimento comercial, desde 2009, 400 novas pequenas e médias empresas saíram da informalidade e passaram à legalidade em Caucaia.

Arrecadação
Em 2010, o Produto Interno Bruto (PIB) de Caucaia foi R$1,9 bilhão. O secretário de Desenvolvimento Econômico assegura que, com o pleno funcionamento da Casa do Atacado, esse valor duplicará. "Até o fim dessa década, Caucaia terá um milhão de habitantes e o triplo da atual arrecadação. Temos que estar preparados para esse crescimento", anuncia.

O comerciante Márcio Rocha assegura que o consumidor está cada dia mais exigente. "A ascensão das classes C e D deu-lhes acesso ao crédito e capacidade de consumo. Com o desenvolvimento do comércio local elas não se satisfazem com baixa qualidade de produtos e de atendimento", explica. Pequenos e médios têm que se adaptar aos níveis de exigência dos consumidores e da concorrência, oferecendo serviços e produtos de qualidade.

LEI DE INCENTIVO

Consumidores têm mais comodidade
Desde 2009, uma nova lei de incentivos às empresas que queiram instalar-se em Caucaia atrai os comerciantes
Caucaia. O comércio cresce de forma expressiva. Eletrodomésticos, vestuário, ótica e outros produtos podem ser encontrados no Centro desta cidade, inclusive com várias opções de lojas, das pequenas às grandes, para pesquisa de preços. Além da variedade, a redução de tempo e distância trouxe mais qualidade de vida à população.

De acordo como secretário do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Ambrósio Ferreira Lima, o Município não se esquivará de favorecer esse atual momento econômico. "A Prefeitura tem todo o interesse em qualificar a mão de obra comercial. Breve, muitas empresas ligadas ao ramo da refinaria vão instalar-se em Caucaia e precisamos estar preparados", justifica ele.

A Prefeitura instalou uma entidade municipal homóloga ao Serviço Nacional de Emprego (Sine) para que a população local, principalmente, seja atendida pela oferta de empregos. Em 2009, uma nova lei municipal criou sete incentivos para empresas que queiram instalar-se no Município. Redução de impostos por até 11 anos e gratuidade de alvarás de construção, sanitário, de funcionamento e licença ambiental facilitam a chegada de empresas comprometidas com programas que fomentem o bem-estar social da comunidade.

"O crescimento do comércio aqui tira o foco de Fortaleza e valoriza Caucaia e adjacências", destaca o profissional autônomo, Adarlan Júnior. O também profissional autônomo, Sidney Rabelo, lembra que o crescimento do comércio gera emprego, renda e promove a independência do Município.

Supermercados
Porém, para alguns consumidores, o aumento do número de lojas do Centro precisa garantir também diversidade no setor de alimentos. A moradora e dona de casa, Márcia de Lima, diz que ainda sai de Caucaia para fazer "mercantil". "Falta um supermercado grande, que nos abasteça com maior variedade e qualidade de produtos", justifica.

O secretário Antônio Vieira de Moura diz que dois supermercados serão inaugurados em breve, Estrela e Bahamas. "Os dois empreendimentos vão suprir essa necessidade e, inclusive, gerar cerca de 300 empregos diretos", afirma.

MAIS INFORMAÇÕES

Clube de Diretores Lojistas (CDL) de Caucaia: (85) 3064.0300
Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Caucaia: (85) 3342.7415


Isabel Albuquerque
Especial para o Regional
Vamos Nóis:
Em épocas passadas o nosso comécio estava parado, sem perspectivas, sem nenhuma nova atração, sem nenhum novo investimento. Em Caucaia havia uma espécie de bloqueio admnistrativo que impedia empresas de fora se instalar no nosso município. Hoje esta realidade mudou devido o empenho pessoal do nosso maior administrador -Washington Góis.
Este cidadão que hoje administra a cidade teve a coragem de quebrar todas as barreiras que impediam a chegada de mais empresas e comercio para nossa cidade. Há grandes benefícios disso tudo - geração de emprego e crecimento econômico da nossa Caucaia.
Parabéns Dr. Washington Góis por ter tido a visão vencendora de sucesso ao conquistar novas empresas e um comércio maior e mais competitivo para o bem de toda população da CAUCAIA. Antes era preciso s deslocar até Fortalza para fazer as compras, hoje a realidade mudou e o comércio, as empresas é que vem até o povo de Caucaia.
Parabéns Dr. Washington Góis, você é 10!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário